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Cadastro de produtos no e-commerce: otimize e melhore seus resultados de vendas.

O cadastro de produtos no e-commerce é uma tarefa que você, com certeza, realiza com bastante frequência na rotina da sua operação. Contudo, apesar de rotineira, exige atenção, cuidado e estratégia para ser feita. 

Agora, tenha em mente os títulos, descrição e imagens da sua loja virtual. Elas estão otimizadas? 

Então, para tirar essas e outras dúvidas, neste artigo vamos discutir a importância e os pontos mais importantes para você realizar o cadastro dos seus produtos e aumentar as vendas na sua loja virtual. 

Importância do cadastro de produtos no e-commerce

O cadastro do seus produtos impacta em três grandes pontos:

-segurança do cliente em realizar a compra;

-experiência do usuário;

-posicionamento em buscadores (ex. o google).

A sua loja virtual deve sempre oferecer a experiência mais próxima possível da real, já que não existem vendedores para argumentar por você.

Dessa forma, o cadastro completo baseado em descrições bem feitas e imagens atraentes e expositivas tira as objeções de compra do seu cliente. Assim, ele se sente seguro e finaliza o carrinho em seu e-commerce. 

Além disso, a facilidade com que ele encontra os produtos no seu site impacta diretamente no tempo de permanência e na possibilidade de finalizar a compra, ou seja, otimizações na categorização dos produtos são fundamentais para o sucesso de vendas. 

Ademais, a qualidade do cadastro de produtos na sua loja virtual interfere, ainda, diretamente na posição orgânica em que sua loja vai aparecer nos buscadores. 

Pensar nas palavras-chave corretas e oferecer títulos descritivos podem te ajudar a chegar ao topo das respostas do Google. 

Dito isso, acredito que você tenha entendido como o cadastro de produtos é importante para seu cliente e para o faturamento do seu e-commerce.

Vamos agora ver quais são as otimizações possíveis. 

Categorias de produtos 

A categorização pretende unir todos os produtos que são parecidos através de uma árvore de categorias. 

Entretanto, para o cliente, esse mecanismo o auxilia a encontrar mais facilmente o que ele procura, proporcionando uma experiência de compra mais fluida e agradável.

Então, quando for realizar a categorização de produtos, agrupe-os da maneira mais intuitiva possível, desde que faça sentido. 

Você pode construir planilhas para ajudar a guiar este processo também. Isso ajuda a padronizar o cadastro e facilita para que outras pessoas também realizem esse processo na sua operação.  

Cadastrando o título do produto no e-commerce

O título acompanha a imagem do produto e é um dos fatores que farão o cliente clicar no anúncio. 

Isso acontece porque ele não quer perder tempo buscando por informações, logo, se você as disponibiliza diretamente no título, seu consumidor entende que é exatamente aquele produto que ele estava buscando. 

Sendo assim, o título deve ser atraente e dar informações específicas sobre o produto. 

Uma composição ideal é utilizar:

Palavra-chave + características + outros diferenciais do produto. 

Por exemplo, caso um cliente busque por vinhos, e você tenha dois produtos cadastrados da seguinte forma:

 “Vinho Tinto Casa Perini” e “Vinho Tinto Casa Perini Arbo Cabernet Sauvignon”.

A possibilidade do segundo produto ser mais mostrado e ter mais acessos é muito maior do que o primeiro.

Afinal de contas, ele responde à pergunta do usuário, que é exatamente o que o SEO busca fazer: entregar a melhor resposta para o usuário.

Você deve pensar da mesma forma ao cadastrar seus produtos. 

Utilizando imagens no cadastro de produtos do seu e-commerce 

Essa é uma objeção comum dos gestores de e-commerce: não investir em mídia e, às vezes, utilizar as fotos do fabricante. 

A verdade é que, como já dissemos, o cliente na loja virtual quer ver o produto que está comprando de todas as maneiras possíveis.

Dessa forma, ter imagens bem feitas, com boa iluminação e diversos ângulos dará suporte para seu cliente entender que aquele produto é bonito, de boa qualidade e real. 

Além disso, fotos únicas trazem autenticidade para seu e-commerce, ainda mais se você pertence a um nicho de roupas, por exemplo, onde a competitividade é grande. 

É importante que cada detalhe seja mostrado, frente, costas, laterais. 

Se possível, ofereça uma ferramenta de zoom para seu cliente perceber cada detalhe do que está comprando. 

Essas atitudes não só incentivam a compra, como diminuem a possibilidade de devoluções. 

Alguns outros pontos de atenção no cadastro de imagens são: 

-nome do arquivo;

-atributo alt da imagem;

-tamanho da imagem. 

Esses detalhes são muito importantes para o rankeamento de SEO. 

Salvando imagens 

Ao salvar as imagens do arquivo, procure utilizar a palavra-chave e não um nome qualquer. 

Como no exemplo do vinho, o nome do arquivo poderia ser “vinho-tinto-casa-perini-arbo- cabernet-sauvignon.jpeg.”. Isso fará com que ela seja identificada pelos buscadores do google imagens, por exemplo, levando maior tráfego para seu site. 

Atributo Alt

Já sobre o atributo alt, ele é importante para pessoas com dificuldades visuais e que usam leitores de tela. 

Incluindo o atributo alt, essas pessoas serão capazes de acessar e utilizar sua loja de maneira independente, o que é uma demanda atual

Além disso, caso aconteça alguma falha de carregamento, esse texto será exibido e o usuário estará contextualizado. 

Otimizando o tamanho da imagem

Outra otimização para realizar na imagem, é otimizar o tamanho dela. Assim, ela não impactará no tempo de carregamento de produtos, dela mesma ou da página. 

Uso de vídeos na página de produtos

A utilização de vídeos na sua página de produtos, agrega valor, seriedade e profissionalismo ao seu e-commerce. 

Nesse modelo de apresentação de produto, se necessário, você pode adicionar os modos de uso e outras especificações que considere importante. 

Junto com as imagens, o vídeo contribui para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. 

Descrição dos produtos no e-commerce

Será na descrição que seu cliente entenderá se o produto tem, de fato, tudo o que ele busca. Nesse momento, é a hora de agir como vendedor e mostrar todos os atributos e qualidades. 

Logo, copiar descrições genéricas de outros sites ou do fabricante não ajudam. 

Dessa forma, busque ser criativo e utilize essas duas características:

Descrição Emotiva

Apela para os sentimentos e sensações que o produto vai levar ao seu consumidor. Como ele se sentirá satisfeito e pertencente a algum grupo por ter aquele produto. 

Lembre-se da sua persona e coloque ali o gatilho certo para gerar a compra

Detalhamento técnico

Aqui se encontram as partes funcionais e é possível entender se o produto serve, ou está na voltagem correta, se o tamanho é compatível com o lugar que ele será usado. Quanto mais informações tiver, melhor.
Assim o cliente terá ainda mais certeza de que o produto é compatível com o que ele precisa. 

Não podem faltar nessa descrição:

Imagem com título "Descrição técnica de produtos para e-commece" e com os itens citados "cor" "dimensões "voltagem" "peso" "material de composição" "tabela e medidas"

SEO no cadastro de produtos no e-commerce

O SEO é uma ferramenta que indexa, analisa e mostra os melhores resultados para os usuários dos mecanismos de busca. 

Assim sendo, existem algumas práticas que auxiliam sua loja virtual e seus produtos a aparecerem nos primeiros resultados de busca e aumentar o número de acessos orgânicos a sua página.

Algumas das otimizações já foram ditas ao longo do texto, mas vamos utilizar esse pequeno checklist para que nada passe batido. 

Título dos produtos  -Utilizar palavra - chave;  -Descrever atributos do produto, exemplo: cor, tamanho e etc;  Imagens  -Salvar arquivo com palavra-chave;  -Atributo Alt text na imagem;  -Tamanho adequado ao carregamento da página;  -Imagens de boa qualidade e resolução;  Descrição  -Utilizar a palavra-chave  -Hierarquizar as informações através de H1, H2, H3 e etc  -Título SEO  -Meta descrição  URL  -URL fácil   -Com poucos caracteres especiais

Cadastro de produtos no e-commerce realizado com sucesso!

Com essas dicas, ficará fácil cadastrar seu produto de uma maneira agradável para seu cliente e também aos buscadores. 

É sempre importante lembrar que todas as objeções e dúvidas de clientes devem ser tiradas na página do produto. 

Mas, caso eles ainda não estejam 100% certos da compra, tenha sempre um chat e canais de atendimento responsivos para solucionar essas questões. 

Lembre-se que pagar por ensaios fotográficos e vídeos são investimentos em marketing tão importantes quanto os feitos em mídia paga para atração de clientes. 

Espero que você aplique essas estratégias no cadastro de produtos no e-commerce e logo veja a taxa de conversão e faturamento aumentando! 

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